segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pregadores participam de curso de formação


Macapá/AP - A Renovação Carismática Católica do Amapá (RCC Amapá), através do Ministério de Pregação, realizou no domingo (12) a Formação Permanente de Pregadores dando inicio aos trabalhos de formação de novos pregadores para os grupos de oração.

Uma turma composta por cerca de 24 pessoas de diferentes grupos de oração se dedicaram durante o domingo nas aulas que abordaram a formação inicial para pregadores.

Para o pregador do Grupo de Oração Carismáticos do Santuário, Claudionor Peixoto, "com a voz de Nosso Mestre Jesus falando claramente em nossos corações, bem como no decorrer da marcha dos conteúdos aplicados, tive a real certeza de que norteamos um caminho direcionado pelo Senhor", afirma. 

Segundo ele, "todo conteúdo aplicado [na formação] tiveram sua real importância na minha vida, pois a cada ensino me sentia cada vez mais impulsionado a viver a chama da Palavra", declara.

O presidente do Conselho Diocesano e Estadual da RCC Amapá, Rilson Espíndola, ministrou no inicio da manhã, um ensino que destacava o chamado do pregador e sua vocação de anunciar o Evangelho. De acordo com ele, "o pregador precisa ter consciência do seu chamado, da importância de sua missão", destacou.

O segundo ensino com o tema "O pregador" foi ministrado pelo coordenador do Ministério de Pregação da RCC Amapá, Jefferson Souza. Os participantes refletiram sobre características fundamentais do pregador, como a necessidade de intimidade com Deus através da oração, viver o Senhorio de Jesus e deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus vivendo o batismo no Espírito Santo.

A tarde os pregadores foram convidados a refletir sobre o "anuncio da Palavra de Deus no Grupo de Oração". A secretária geral do Conselho, Monica Torrinha, também colaboradora da formação dos pregadores destacou aspectos da pregação querigmática, o uso dos carismas, sua fundamentação na Revelação Divina e seu aspecto testemunhal como caraterísticas da pregação no grupo de oração.

Galeria de Fotos (Em breve)

Oficinas
Como parte do processo de formação os alunos desta turma foram divididos em duplas e cada um teve a oportunidade de realizar uma pregação de cinco minutos cada um. A dinâmica fez parte da reflexão do tema "O chamado" e motivou a partir do texto de Lucas 5, 1-13 a refletirem sua vocação e chamado ao ministério.

No decorrer da formação também foram possíveis oficinas de escuta profética, destacando uso dos carismas, discernimento, bem como momentos de oração individual e em grupo.

Momentos de Oração
Os momentos de oração foram marcados por palavras proféticas para os participantes e para esta turma. Uma das palavras de profecia foi partilhada pelo coordenador do ministério, Jefferson Souza. 

Segundo ele, o Senhor apresentava uma visualização de uma série de reservatório de combustível. Todos juntos estavam em processo de explosão. O Senhor dizia que desejava realizar uma grande explosão, que se trata do impacto do formação no ministério e as consequências deste processo em cada grupo de oração. Esta revelação privada foi confirmada pelos membros da turma presentes.

Processo de Formação
A formação permanente de pregadores terá como prioridade o aspecto de valorização dos pregadores experientes e a formação de novos servos no ministério para os grupos de oração. Os participantes do encontro deste domingo constituíram uma turma que será acompanha em ações específicas de missão e pastoreio.

Como parte do Plano de trabalho das atividades do Ministério de Pregação da RCC Amapá, esta turma inicia um processo gradual de formação. A cada Encontro uma nova turma poderá ser aberta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário